28 junho 2010

1.) Teste de circunferência:
Para calcular a circunferência média, cada bola de jogo foi medida em 10 pontos diferentes.


2.) Teste da esfericidade permanente:
O diâmetro da bola é medido em 16 lugares diferentes e depois disso a média é calculada. A diferença entre o maior e o menor diâmetro deve ser estar dentro dos limites mais rigorosos.


3.) Teste de absorção de água:
Para o teste de absorção de água, a bola é pressionada e rodada em um container de água 250 vezes e depois disso é pesada. A água também será medida antes e depois do teste.


4.) Teste do peso perfeito:
Numa partida profissional hoje em dia são utilizadas várias bolas. Todas elas necessitam desempenhar a mesma performance. A consistência do peso é crucial. Se uma bola é muito leve ou muito pesada, ela poderá se mover de maneira diferente no ar.


5.) Teste de retenção da forma e do tamanho:
Durante um jogo comum, a bola é chutada aproximadamente duas mil vezes.Entretanto, no último minuto da partida, a bola precisa ter um desempenho idêntico ao do início do jogo. Para testar a retenção da forma e do tamanho, a bola é disparada contra uma placa de metal duas mil vezes em uma velocidade de 50 km . Depois do teste são permitidas somente pequenas trocas na pressão do ar e no arredondamento e a válvula de ar e os pontos de costuras devem manter-se sem danos.

6.) Teste de perda de pressão:
Se a bola perde pressão durante o jogo fica difícil prever seu movimento e ela pode não responder consistentemente, fazendo com que longos passes e trocas sejam praticamente impossíveis. Para este teste, a bola é inflada ao máximo e três dias depois a pressão do ar é medida novamente. Ela não deve ter perdido mais do que a porcentagem de ar especificada.

Jabulani ´A bola da copa`


Jabulani como é conhecida a bola usada na copa de 2010 que após muitos estudos e experiências foi considerada a bola com melhor desempenho pelos pesquisadores.Mas nao é oque dizem os jogadores que convivem com a bola,entre eles os jogadores da seleção brasileira criticaram muito a jabulani(bola)por seu desempenho e aproveitamento em jogo.